www.escoladebicicleta.com.br/home
artigos
Sobre mais uma morte de um ciclista em São Paulo
A morte de Márcia tem inúmeras diferenças. Ocorreu na avenida que se chama Paulista e é considerada o símbolo desta metrópole, como se diz por aqui. Márcia era de classe média, mulher, alta, esguia, bonita, simpática, educada, articulada, 40 anos, além do mais participava do Bicicletada, pedalava bem, passava com freqüência pelo local onde se acidentou, avenida que tem muito trânsito, mas não é dos mais perigosos da cidade. »
Opção pela contra-mão
Pedalar na contra-mão deve ser recriminado porque representa um sério perigo para o ciclista e o pedestre. Mas, olhar aquela massa tentando chegar ao trabalho pelo caminho que lhes é mais sensato, não nos leva a pensar profundamente? »
Contos de terror

• Por um triz »
  • Caçador de bebês »
  • Pedalar na rua é morte certa »
  • Quarto escuro »
  • Domingos de Arrelia
    A felicidade nos leva a rir. Rir é uma coisa natural. Portanto, por que procurar alguma explicação para isso? A única regra é que há um momento para tudo. Conter o riso em horas impróprias é sinal de boa educação, mas ensinar a rir para que? »
    Resultados pífios
    Tenho uma vontade imensa de repetir a abertura de uma palestra que dei anos atrás aqui em São Paulo. Fui apresentado, fiz um silêncio enquanto passava os olhos por toda a platéia de técnicos de trânsito, transporte e áreas correlatas; além de gente do setor de bicicletas, e soltei o verbo: "O que vocês pensam que os ciclistas pensam que vocês pensam sobre os ciclistas?" »
    Noitadas
    Encontrar uma bicicleta pelas ruas à noite naquela época era algo inusitado e até espantoso.
    Já havia pessoas que saíam para pedalar nos fins de semana, durante o dia. Uns poucos iam ao parque mais próximo. Pedalar a noite pelas ruas e avenidas era praticamente impensável para aquela geração do Brasil maravilha. »
    Limítrofe
    Numa sociedade limítrofe como a nossa - não só a brasileira - meninos se sobressaem, uns para o bem outros para o mal. A questão é saber a quem falta interlocução. É duro estabelecer contato com a burrice e a mediocridade. Situação muito comum quando se lida com as coisas da bicicleta. »
    Insanos
    A bicicleta continua sendo um paradigma. Mistura o bem e o mal, tentação e repulsa. Sair da casca do automóvel é praticamente impossível para a grande maioria.
    Mas há um dogma aí, sutil, mas é um dogma. »
    Sair voando ou parar? Eis a questão.
    Diz o experiente pai para seu filho: "Sempre mantenha os pés completamente apoiados no pedal até que a bicicleta pare por completo. Nunca esqueça disto. Vale para o skate ou qualquer coisa que tenha rodas. Você só desce a hora que está completamente parado, está certo? Dá tempo, fique tranqüilo. Se tentar descer em movimento vai se machucar. Não vai esquecer disto? Ótimo!". »
    100 quilometros urbanos
    Lembro bem a primeira vez que tudo parou e que não havia espaço para pedalar nas ruas e avenidas ou mesmo nas calçadas. Fiquei bestificado e acabei tomando consciência que aquela esquizofrenia seria nosso futuro. Isto faz uns 15 anos. O futuro chegou, é hoje, agora e aqui em São Paulo, a referência de progresso para o Brasil. »
    A Rã
    Hoje bicicleta está se tornado de fato questão ambiental e de sobre vivência. Nós ciclistas ambientalistas várias vezes fomos ridicularizados até dentro dos próprios movimentos ambientalistas. Seguimos nosso caminho. Mais que isto, nos divertimos para valer pedalando. Tornamos-nos felizes. Nada melhor para o meio ambiente. Valeu e vale a pena. »
    Muda tudo: Bike Socorro
    A Porto Seguro Seguros passou a usar a bicicleta em vez de caminhão guincho para fazer atendimento a segurados de carros em caso de socorros podendo ser solucionados no local. É o projeto Bike Socorro Porto Seguro Seguros. Foi pensado olhando para a questão ambiental, a praticidade e a eficiência. Idéia brilhante por si só, ótima para a empresa e seus clientes. »
    Criação da União dos Ciclistas do Brasil - UCB
    Há uns dias foi realizada a criação oficial da UCB - União dos Ciclistas do Brasil , que aconteceu no Rio de Janeiro. Reuniram-se algo em torno de 70 pessoas, das mais diversas partes deste Brasil. Algumas fizeram apresentações de seus trabalhos e ações e o que se pode ver foi qualidade. Mesmo nas conversas informais era impressionante o nível de amadurecimento da elite pensadora da bicicleta no Brasil. Bravo! »
    Contra-cultura da falta de cultura
    A boa cultura acaba levando a um acordo comum onde todos trabalham pelo bem comum. Individualidade mata - literalmente! O "cada um faz o que quer" é hoje uma realidade, mas é também uma tremenda insanidade. »
    Velo City 2007 - Munique
    Era um domingo e chegamos numa Munique em festa, avenida principal fechada, gente na rua, música ao vivo, salsichas, cerveja, brincadeiras, crianças livres correndo.
    E o contraste entre a forma de ser brasileira e alemã mostra-se abismal. »
    Desvario Global
    O que a maioria quer mesmo é uma bicicleta tradicional, parecida com as européias; ou seja: um modo de transporte simples e funcional. »
    Espanada