capítulo 16. a Bicicleta - A produção da bicicleta

Fluxograma genérico da produção de uma bicicleta

Quadro e garfo

O fabricante encomenda os tubos extrudados já cortados e curvados conforme o projeto. Os materiais mais comuns são o aço carbono, aço cromo-molibdênio e alumínio.

Estes tubos são montados em um gabarito e soldados. Hoje em dia os grandes fabricantes utilizam solda TIG com atmosfera controlada e geralmente esta operação é robotizada. Pequenos fabricantes ainda podem utilizar o método manual.

Após o quadro e garfo soldados, são inseridos os pinos de ancoragem dos freios e outros acessórios.

No caso do alumínio, o conjunto é geralmente submetido a tratamento térmico apropriado para aumentar a resistência.

Usinagem: o conjunto passa por usinagem principalmente na caixa do movimento central e caixa de direção e também são feitos os furos e roscas para a fixação dos acessórios (porta caramanhola, refletores, bagageiros etc.).

Pintura: os grandes fabricantes utilizam pintura eletrostática em cabine apropriada, geralmente precedida pela aplicação de um primer anti-corrosivo.

Adesivagem: após a pintura são aplicados os adesivos, com a marca, modelo e algumas especificações do produto.

Verniz: após a adesivagem os bons fabricantes aplicam uma camada de verniz transparente.

Rodas

A maioria dos fabricantes não produz os aros que são comprados de terceiros.

As rodas são enraiadas aos cubos e centralizadas. Também os grandes fabricantes fazem esta operação com máquinas especiais.

Montagem

Geralmente os componentes também são comprados de terceiros, componentes estes que são: selim com canote, mesa, avanço, guidom e manoplas, caixa de direção, movimento central, pedivelas e pedais, catracas e passadores de marchas (quando houver), freios, refletores, cabos e conduites e correntes.
A montagem é feita de forma manual.

Ajuste

Os fabricantes de primeira linha fazem um ajuste fino e lubrificação nos componentes.

Embalagem

A maioria dos fabricantes utiliza caixas de papelão corrugado. Alguns protegem o quadro para evitar eventuais riscos ou danos a pintura.
A bicicleta é geralmente embalada parcialmente montada. Após o ajuste, são removidas a roda dianteira, selim com canote e a mesa do guidom, para que com isso consiga-se reduzir o tamanho da caixa.

a bicicleta »