Transportando a Bicicleta

Como transportar a bicicleta?

A melhor forma de transportar a bicicleta é dentro do carro. Na área externa, na capota ou na traseira, é mais fácil, mas desprotegido. A bicicleta pode ser facilmente roubada, sofrer com a chuva, detritos voando, portas de garagem...

Para colocar a bicicleta no interior do carro normalmente é necessário retirar as rodas e em algumas situações retirar também o selim. Dá trabalho, rouba espaço, pode sujar o interior ou danificar o carro se a bicicleta não estiver enrolada num cobertor ou numa mala especial. Mesmo em carro pequenos a bicicleta costuma entrar.

Qualquer tipo de rack muda o comportamento do carro, aumentando o arrasto aerodinâmico e o gasto de combustível, mudando o centro de gravidade, diminuindo a capacidade de aceleração, portanto diminuindo também a segurança. Se sua opção é pelo rack compre um que tenha boa qualidade. Estou cansado de ouvir histórias de bicicletas caindo na rua ou estrada. Muito triste. Compre o rack próprio para seu carro e assim evite danos na carroceria.

Onde transportar a bicicleta é um pouco questão de gosto pessoal, mas pense bem: sua bicicleta merece a segurança de estar dentro do carro. Pode ser trabalhoso, desajeitado, mas depois que pegar o jeito verá que é muito melhor.

A qualidade da bicicleta e seu transporte

• há uma grande diferença entre transportar uma bicicleta de baixa qualidade ou uma de alta qualidade
  • bicicletas de qualidade desmontam e montam as rodas e o selim com muita facilidade, além de não ter cantos vivos e cortantes
  • outra grande diferença está no peso
  • se a questão de transporte da bicicleta é realmente muito importante e freqüente leve em conta a possibilidade de usar uma bicicleta dobrável

Transportando a bicicleta dentro do carro

• consiga um cobertor ou tecido semelhante para embrulhar a bicicleta
  • muito cuidado com as partes que contenham graxa ou óleo, em especial corrente e engrenagens
  • mantenha um conjunto de cordas elásticas no porta-malas e sempre prenda a bicicleta para evitar que ela se movimente
  • evite que ela se apóie no vidro. Se for inevitável coloque um protetor para evitar o contato direto com o vidro
  • cuidado com áreas cortantes no estofamento ou tapeçaria
  • cuidado para não forçar o câmbio traseiro
  • e se for detalhista, use um cubo dianteiro com blocagem no garfo quando este estiver sem a roda.

Transportando a bicicleta fora do carro

• é muito importante que o rack tenha boa qualidade
  • o rack tem que estar perfeitamente fixado na carroceria e firme para as bicicletas
  • a placa e as lanternas do carro não podem ser encobertas pelo rack traseiro - o carro pode até ser apreendido
  • com a bicicleta montada no rack não deve exceder a largura do carro
  • cuidado para que pedal, coroa, manete de freio ou guidão não toque na lataria
  • veja se os passadores de marchas não estão sendo forçados
  • cuidado para não danificar a pintura ou até mesmo os tubos da bicicleta - o que é muito comum
  • aprenda a usar bem cordas elásticas

LEIA OS LINKS ABAIXO, RESOLUÇÃO N. 349 E RESOLUÇÃO Nº 589

Transportando a bicicleta dentro de uma caminhonete, ônibus ou caminhão

• prenda a bicicleta na carroceria sempre com cuidado com as peças delicadas
  • se não for possível prendê-la, pelo menos trave as rodas de maneira a que elas não rodem, o que evitará que a bicicleta fique passeando durante o transporte
  • procure sempre colocar a bicicleta entre os eixos de um veículo grande, pois sobre os eixos a trepidação é maior.

Legislação (arquivos pdf)

• CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO CONTRAN

RESOLUÇÃO N. 349 DE 17 DE MAIO DE 2010
    Dispõe sobre o transporte eventual de cargas ou de bicicletas nos veículos classificados nas espécies automóvel, caminhonete, camioneta e utilitário.

RESOLUÇÃO Nº 589, DE 23 DE MARÇO DE 2016.
    Altera a Resolução CONTRAN nº 349, de 17 de maio de 2010

• Livro on-line »