capítulo 17. Que bicicleta comprar - Crianças e bicicletas

Relação entre a idade e altura da criança e o tamanho da roda da bicicleta

idade

16
20
24

Comprar uma bicicleta maior porque a criança vai crescer é um grande e perigoso erro. Uma bicicleta grande gera insegurança e pode causar acidentes ou, no mínimo, fazer com que a criança perca o gosto pelo pedalar. Também é muito importante que a criança consiga acionar os comandos, em especial os freios, com facilidade. Boa parte dos acidentes acontece porque a criança se atira da bicicleta em razão de sua dificuldade para frear.

O ideal é que a bicicleta seja simples e funcional. Quanto mais detalhes, mais pesada será a bicicleta, o que é muito ruim para a criança. Alguns modelos a partir do aro 20 podem ser encontrados com marchas e suspensão. Marchas só valem a pena quando são de boa qualidade e de acionamento fácil e preciso. Mesmo assim a maioria das crianças não vai usá-las. Se possível evite bicicletas com marchas.
Não recomendamos suspensão porque aumenta muito o peso da bicicleta e geralmente não funciona apropriadamente. De novo, quanto mais leve a bicicleta melhor.

A Escola de Bicicleta recomenda que a criança pedale numa bicicleta da melhor qualidade possível, de fácil utilização e que seja própria para seu tamanho, nem menor, nem maior.

A bicicleta sem pedivelas e pedais (foto1) é ideal para o primeiro contato da criança com a bicicleta. Essa bicicleta permite o desenvolvimento do equilibrio sobre duas rodas antes do uso do pedal. Uma outra forma de ensinar a criança a utilizar a bicicleta, sem as famosas "rodinhas".

que bicicleta comprar »