www.escoladebicicleta.com.br
capítulo 17. Que bicicleta comprar - Crianças e Bicicletas
 

 
 
Relação entre a idade e altura da criança e o tamanho da roda da bicicleta
 

idade

 
2 a 4 anos
4 a 6 anos
5 a 8 anos
7 a 10 anos
9 anos ou mais, até 1,50m altura
 

altura do cavalo
entre pernas até o chão
em centímetros
35 a 42
40 a 50
45 a 55
55 a 63
60 a 72
 

tamanho da roda
diâmetro do raio
em polegadas
10 ou 12
14
16
20
24
 
Comprar uma bicicleta maior porque a criança vai crescer é um grande e perigoso erro. Uma bicicleta grande gera insegurança e pode causar acidentes ou, no mínimo, fazer com que a criança perca o gosto pelo pedalar. Também é muito importante que a criança consiga acionar os comandos, em especial os freios, com facilidade. Boa parte dos acidentes acontece porque a criança se atira da bicicleta em razão de sua dificuldade para frear.
 
O ideal é que a bicicleta seja simples e funcional. Quanto mais detalhes, mais pesada será a bicicleta, o que é muito ruim para a criança. Alguns modelos a partir do aro 20 podem ser encontrados com marchas e suspensão. Marchas só valem a pena quando são de boa qualidade, ou seja fácil de acionar e precisa, mesmo assim a maioria das crianças não vai usá-las. Se possível evite bicicletas com marchas.
Não recomendamos suspensão porque aumenta muito o peso da bicicleta e geralmente não funciona apropriadamente. De novo, quanto mais leve a bicicleta melhor.
 
A Escola de Bicicleta recomenda que a criança pedale numa bicicleta da melhor qualidade possível, de fácil utilização e que seja própria para seu tamanho, nem menor, nem maior. Criança feliz é criança sadia.

 
A bicicleta sem pedivelas e pedais (foto1) é ideal para o primeiro contato da criança com a bicicleta. Essa bicicleta permite o desenvolvimento do equilibrio sobre duas rodas antes do uso do pedal. Uma outra forma de ensinar a criança a utilizar a bicicleta, sem as famosas "rodinhas".
 
página de entrada mapa do site contato vg.webmaster
Escola de Bicicleta - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo desta página sem prévia autorização. Política do Site »