O incentivo à bicicleta e a polêmica do capacete

09 de julho de 2011 - Fórum Semana do Ciclista – Tendências
Fonte: Site Vá de Bike

Palestra de Mikael Colville-Andersen:

Em uma verdadeira aula para cicloativistas e poder público, mostrou que devemos sempre mostrar o uso da bicicleta como algo positivo e normal, não algo alternativo, contestador e perigoso.

Explicou que as pessoas precisam buscar identificação com quem usa a bicicleta, por isso ciclista de roupa esportiva e capacete não vai atrair tanto a atenção de quem pensa em ir de bicicleta ao trabalho quanto uma pessoa usando roupas normais, do dia a dia. Contrário à obrigatoriedade de uso do capacete, afirmou que ela desestimula as pessoas a adotarem a bicicleta, por passar a imagem de um esporte de risco em vez de um meio de locomoção.

A maior parte das pessoas não quer ser “ciclista”, não vai usar a bicicleta para praticar esporte ou salvar a natureza, mas pode aceitar usá-la como um meio rápido, eficiente e agradável de chegar a algum lugar. ”O foco deve ser para que as pessoas que ainda não usam bicicleta passem a fazer as coisas do dia a dia com ela”.

Ainda dentro da discussão referente ao uso do capacete, Mikael afirmou fazer parte de um grupo de estudos sobre uso do capacete em Copenhagen e comentou que há estudos provando que uso de capacete em carros também diminuiria traumatismos cranianos, mesmo com air bags, mas que não há o menor interesse em divulgar isso ou obrigar seu uso, para não diminuir as vendas.

Mostrou duas tentativas de incentivar o uso de capacete em automóveis (tanto para o motorista como para os passageiros), uma dos anos 80 e outra de 2001. Obviamente, foram abafadas e esquecidas e ninguém veste um capacete ao entrar num carro hoje em dia. ”Se você aceita usar capacete na bicicleta, tudo bem”. O que não podemos fazer é obrigar esse uso, ou colocá-lo como item essencial para poder usar a bicicleta, para não desincentivar quem pensa em começar. E isso a indústria automobilística sabe muito bem.

página anterior